Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Esse livro é uma bela viagem sobre a experiência cinematográfica brasileira revelada pela análise dos estúdios da Companhia cinematográfica Vera Cruz e pela aproximação do foco no acompanhamento da trajetória da atriz Eliane Lage. O trabalho de Ana Carolina Maciel, original e criativo, dialoga de maneira intensa com a historiografia sobre o cinema. Destaca-se, nesse diálogo, uma aproximação mais teórica e conceitual que busca definir o cinema como uma experiência moderna – incluindo-se aí a discussão sobre o imaginário e as mitologias. Paralelamente, o livro retoma trabalhos voltados para a análise mais específica dos estúdios Vera Cruz, com destaque para um conjunto de questões relevantes associadas ao cinema como uma atividade industrial e seus limites de implementação pelo empresariado brasileiro.
A historiadora faz o uso de um conjunto variado de documentos, demandando diferentes estratégias de abordagem – assim a imprensa periódica, os depoimentos, a publicidade, as imagens da filmagem, os escritos biográficos, a documentação administrativa da empresa, foram cada qual associados a um conjunto de questões que ganharam sentido na arquitetura final da obra.
A segunda característica essencial desse trabalho tem a ver com a forma da autora se posicionou em relação a narrativa histórica e a narrativa cinematográfica. O uso dos recursos fílmicos é evidente na estruturação da obra, revelando uma experiência de fazer e escrever sobre cinema. Entretanto, mais do que um recurso retórico o que se evidencia na sua forma expositiva é uma intertextualidade com o pensamento fílmico. Assim as seqüências possuem autonomia de argumentação, mas ao leitor o que se apresenta é um roteiro em que histórias, como a Eliane Lage se cruzam com outras histórias, como a do início da Vera Cruz. Por isso, na montagem do livro se exibe um diálogo estreito entre a experiência da autora como documentarista e sua capacidade de elaborar um conhecimento da prática de se fazer cinema.
Nome
YES, NOS TEMOS BANANAS: CINEMA INDUSTRIAL PAULISTA - A COMPANHIA CINEMATOGRAFICA VERA CRUZ, ATRIZES DE CINEMA E ELIANE LAGE (BRASIL, ANOS 1950)
CodBarra
9788579390500
Segmento
Artes
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/01/2011
Páginas
376
Peso
705,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.