Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Um reino e suas repúblicas no Atlântico analisa a comunicação entre Portugal, Angola e Brasil, nos séculos XVII e XVIII, desfazendo mitos, como o da unidade da ação política nos três territórios e o da subserviência dos espaços colonizados em relação à metrópole. Reúne 16 historiadores, portugueses e brasileiros, em 12 artigos, organizados em três partes: a primeira examina a arquitetura institucional da monarquia e a circulação da comunicação; a segunda, discussões sobre o conteúdo da comunicação; e a terceira investiga os agentes e os espaços institucionais de comunicação.
Ao longo da obra constata-se a importância da circulação de normas “legislativas” e confirma-se a regularidade da comunicação política entre o centro e a periferia. Além disso, identificam-se os atores periféricos da comunicação – grupos subalternos, além de indivíduos solicitando mercês, ou governadores e lideranças locais – e a resistência local, mais aberta e frequente no século XVII nos espaços coloniais, que vai se tornando menos visível na segunda metade do século XVIII.
Integram este volume: André Costa, António Castro Nunes, Antonio Jucá de Sampaio, Carla Almeida, Fátima Farrica, Francisco Cosentino, Isabelle Mello, João Fragoso, José Damião Rodrigues, Mafalda Soares da Cunha, Maria Fernanda Bicalho, Miguel Baltazar, Nuno Gonçalo Monteiro, Pedro Cardim, Roberto Guedes Ferreira e Ronald Raminelli.
Nome
UM REINO E SUAS REPUBLICAS NO ATLANTICO
CodBarra
9788520012697
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
17/07/2017
Páginas
476
Peso
620,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.