Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Este é um livro que entrelaça artes visuais e a história do Brasil nos anos 1960 e 70. Nesta época, bem o sabemos, as manifestações estéticas estabeleceram uma profunda relação com as forças políticas e sociais de seu tempo.
Cristina Mura volta sua atenção para a produção de um dos artistas fundamentais do período para realizar esta tarefa. A autora soube se equilibrar, com muita propriedade, sobre a tênue linha que, uma vez ultrapassada, pode deformar o contexto histórico quando privilegia o aspecto formal e, no sentido contrário, corre o risco de transformar a obra artística em mero reflexo do momento na qual ela se insere.
Na análise das obras de Gerchman como Lindonéia (transformada em canção por Caetano Veloso e Gilberto Gil), Caixas de morar e Cartilha no superlativo, Cristina Mura atenta para o olhar agudo do artista que revela, entre outras coisas, a melancolia que se faz presente na cultura de massa que então se consolidava no país, a resistência ao regime ditatorial civil-militar de 1964 e a ironia oculta nas coisas do cotidiano.
Ao mesmo tempo, durante a leitura, descobrimos como a linguagem apolítica da pop art norte-americana foi, em alguns momentos, utilizada por Gerchman na criação de uma obra de arte socialmente crítica.
Nome
RUBENS GERCHMAN E O BRASIL DOS ANOS 60 E 70
CodBarra
9788579391972
Segmento
Artes
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/01/2013
Páginas
286
Peso
405,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.