Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
A interdisciplinaridade tem como proposta essencial o desenvolvimento de um trabalho com conteúdo distintos, porém, complementares. Um grande problema que se enfrenta hoje é o desafio de propor uma educação ainda no modelo convencional de teorias disciplinares. No contexto desta obra, a interdisciplinaridade é vista como uma proposta de ensino para a área de publicidade e propaganda, cujo exercício profissional traz também, em sua essência, características interdisciplinares. Para discutir esses desafios, foi desenvolvida uma pesquisa que buscou identificar e compreender as representações sociais que estão sendo construídas por alunos de um curso de Publicidade e Propaganda sobre as práticas pedagógicas vivenciadas por eles na realização dos Projetos Interdisciplinares, durante a formação acadêmica. O referencial teórico-metodológico desta pesquisa contou com o subsídio da teoria das representações sociais, de Moscovici, e a abordagem estrutural Abric, conhecida como teoria do núcleo central. A compreensão de interdisciplinaridade utilizada neste estudo fundamenta-se, principalmente, nos estudos de Japiassu e Fazenda. Quanto à coleta dos dados, utilizou-se um questionário, contendo questões abertas e fechadas; técnica de associação livre de palavras; e pesquisa Follow-UP, por meio de entrevistas, com os egressos do curso. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da teoria das representações sociais, da análise de conteúdo de Bardin (2011) e do software EVOC. Os resultados indicam que as representações sociais construídas pelos alunos demonstram ser os Projetos Interdisciplinares complexos e desafiadores, conforme aponta o núcleo central. Indicam também, a partir da análise do sistema periférico, que esses projetos têm contribuído para o processo de formação acadêmica e profissional, tanto dos alunos quanto dos egressos.
Nome
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
CodBarra
9786525033402
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
04/10/2022
Páginas
145
Peso
250,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.