Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
A Educação e a Psicologia reinventam saltos na corda bamba?
Todos nós sabemos que não dá para continuar priorizando respostas certeiras e dogmáticas na vida e, nem tampouco, seguir reproduzindo esquemas na educação que, embora tenham sido considerados como adequados ao padrão de conduta pedagógica vigente, até algum tempo atrás, serviram, sobretudo, para intimidar educadores, professores e estudantes e, assim, submetê-los a ordenações arbitrárias e com ações de tarefeiros. Na psicologia, na educação e na escola esses movimentos criadores também têm se manifestado, embora nem sempre sejam valorizados e, não raramente, sejam até marginalizados, desconsiderados, de forma ostensiva ou, o que nos parece ainda pior, por uma sistemática de desqualificadora indiferença. Não é sem razão que Mário Quintana nos adverte em relação ao poder mortífero que seca os jardins da vida: “O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente. E assim é com a vida, você mata os sonhos que finge não ver.” Esta coletânea apresenta-se como o reverso desse amedrontamento tão explorado, mostrando como, apesar das imensas adversidades, somos capazes de mobilizar aprendizagens e ensinagens que nos potencializam para inventarmos e produzirmos uma escola que torne possível conjugar sensibilidade estética e ética com uma política de conhecimento que respeite professores e estudantes que urgem por ler a vida, com sua alta complexidade e renovados desafios, para entendê-la e aos livros que não param de se avolumar em nosso tempo, requerendo incessantes interpretações. E é esta a grandeza que este livro, “Psicologia e os desafios da educação” nos oferece: um espaço aberto onde podemos compartilhar experiências e nos espelhar num tipo de ação e afirmação em que nos recriamos, por inventar processos educativos que abrem outras possibilidades para outros horizontes educacionais. Tratando de questões graves, sem perder a leveza e a esperança, este livro também pode ser lido como uma contribuição intergeracional por trazer desde a magnitude da escrita de uma das professoras que mobilizou o campo da psicologia educacional nos anos 60 e seguir, recolhendo contribuições vivas de outras pesquisadoras que fecundaram essa confluência interdisciplinar em todo esse período que vem desencadeando os debates vivos do século XXI.
Célia Linhares Professora emérita da Universidade Federal Fluminense (UFF). Profa. visitante nacional CAPES em exercício no Instituto Multidisciplinar, atuando no PPGEDUC da UFRRJ. Profa. do mestrado e doutorado em educação da UFF. Pesquisadora do CNPq.
Nome
PSICOLOGIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO
CodBarra
9788577852666
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
21/08/2014
Páginas
Peso
400,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.