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Este livro apresenta uma abordagem que pouco se assemelha à maioria dos livros de psicologia da educação. Sua principal característica é conduzir o leitor por um trajeto que começa nos paradigmas da psicologia. As ideias de Freud, consolidadas na psicanálise, as concepções de Pavlov, Watson e Skinner, que resultaram no comportamentalismo, e as preocupações epistemológicas de Piaget, ao elaborar sua psicologia genética, são analisadas em sua condição de paradigmas científicos, antes de mais nada. Ao longo do percurso que analisa cada corrente, o leitor é situado gradualmente diante das contribuições que esses pensadores ofereceram, e ainda oferecem, à prática educacional. Segundo o autor, essa é a melhor maneira de compreendermos as relações da psicologia com a educação, bem como os limites existentes entre essas áreas — de outro modo, ficaríamos à mercê de um saber fragmentário e carente de fundamento.
Os paradigmas da psicologia vistos neste livro são problematizados, especialmente, no que diz respeito às concepções de sociedade que cada um deles contém. Isso é necessário, pois o trabalho do educador diz respeito diretamente à inserção do indivíduo na sociedade. Por isso a psicologia não pode ser vista como “a ciência do indivíduo”, como se fosse possível concebermos um ser psicológico pairando acima das realidades sociais.
Nome
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CodBarra
9788598271507
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
03/05/2015
Páginas
95
Peso
130,00
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