Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Poesia bucólica discute as bases desse subgênero literário na Antiguidade greco-romana e apresenta e interpreta seus principais textos, com destaque para os de poetas latinos, mormente Virgílio, autor das Bucólicas ou Éclogas, obra que é objeto de abordagem detalhada, quase verso a verso. O trabalho começa com uma investigação sobre as origens da poesia bucólica na literatura grega, contexto em que Teócrito é o nome de maior relevância. O livro inclui uma análise da tradição crítica referente à bucólica, esclarecendo questões de nomenclatura, definição ou recepção (da noção de “Arcádia”, por exemplo) e sublinhando as contribuições da retórica e da poética antigas. Poetas menos conhecidos, como Calpúrnio Sículo e Nemesiano, são objeto de discussão que valoriza sua originalidade. Traduções apoiam a análise crítica e comparecem também na breve antologia do final do volume.
Autor: Alessandro Rolim de Moura é professor de literatura clássica grega e latina na Universidade Federal do Paraná. Fez doutorado em Letras Clássicas na Universidade de Oxford e é autor de diversas publicações na área