Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Leila Míccolis escolheu como assunto de sua pesquisa e tese um relevante poeta do século XX no Brasil – Lêdo Ivo. Autor de múltiplas faces, Lêdo é também ficcionista, cronista e ensaísta. Além de poeta por quem João Cabral tinha especial estima, é um dos principais autores de sua geração. Tendo começado cedo, foi considerado por Manuel Bandeira e outros uma revelação poética. Disso dá ideia o volume de mais de mil páginas publicado pela Topbooks, Poesia completa (2004). Só recentemente, no entanto, sua obra começou a ser reavaliada.
Quando surgiu, na década de 40, Lêdo Ivo foi muito bem recebido pela crítica, mas depois ocorreu um fenômeno que pertence mais à política literária do que à literatura propriamente dita: a chamada Geração de 45, a que pertencia Lêdo Ivo, foi massacrada pelas vanguardas que buscavam se afirmar nos anos 50 e 60. Era o conhecido conflito de gerações. Assim como Lêdo e seus pares de 45 questionaram os de 22, agora os de 56 questionavam os de 45, e procuravam estratégicas alianças com os de 22 para isolarem de vez seus imediatos antecessores. Isso é o que costumo chamar também de uma questão de territorialidade – qualquer animal protege seu espaço soltando sons característicos, urinando ou defecando aqui e ali.
Há quem diga que o poeta é um dramaturgo latente, e que o dramaturgo é um poeta realizado. Na poesia lírica, como afirma um dos autores preferidos de Leila, Emil Staiger, predomina o eu (o subjetivo), e na poesia dramática e épica o nós (o coletivo). Pois Lêdo Ivo ousou tomar um tema problemático na história do Brasil: a figura de Domingos Fernandes Calabar, aquele que na luta entre holandeses e portugueses preferiu ficar ao lado dos primeiros. Esse tema, como lembra a ensaísta, interessou, durante a recente ditadura brasileira, também a Chico Buarque e Ruy Guerra, na peça onde tratam do que seria o elogio da traição.
Ousadamente, o poema funde o Calabar de ontem com um guerrilheiro chamado Messias Calabar, e mítica e messianicamente o descreve cavalgando seu cavalo branco, varando canaviais / entre dunas e riachos. Este trabalho tem a dupla virtude de nos dar a conhecer melhor uma outra face do poeta Lêdo Ivo e a face de ensaísta de Leila Míccolis.
Nome
PASSAGEM DE CALABAR: UMA ANALISE DO POEMA DRAMATICO DE LEDO IVO
CodBarra
9788574751580
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
Páginas
192
Peso
255,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.