Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
OS ELEMENTOS DE TRANSPARENCIA NO JORNALISMO...DADOS
Este livro trata da transparência no Jornalismo Guiado por Dados (JGD), conjunto de saberes e práticas vinculado ao jornalismo digital e em rede, e inserido em um cenário de excesso de informação e desinformação. Está assentada sobre as teorias do jornalismo como forma e formas de conhecimento. Imbricada com valores fundamentais como a verdade e a objetividade, a transparência diz respeito à abertura de processos e decisões editoriais, permitindo que a audiência tenha acesso a informações normalmente assimétricas na relação entre jornal e público. Dessa forma, a autora apresenta a transparência em duas amplas vertentes: como operadora de uma prática ética e como recurso discursivo de legitimação. Para examinar como este valor aparece no produto jornalístico, combina o estudo de casos múltiplos e o estudo de caso como ilustração, observando a cobertura de 11 jornais brasileiros de referência e nativos digitais em relação à pandemia de Covid-19. Como resultado, sistematiza 15 elementos de transparência, distribuídos nos níveis organizacional e operacional, detectados na cobertura feita dentro do JGD e no livro dispostos em ordem alfabética: assinatura, perfil e expertise; contato; correção de erros; data de publicação; documentos; fontes de dados; fontes de financiamento; graus de incerteza; marcas de apuração; manual da redação e princípios editoriais; metodologia; política de diversidade; política de privacidade; tipo de conteúdo; reprodutibilidade e código aberto. Esses parâmetros servem como guia para o que a autora denomina de Protocolo de Transparência no Jornalismo Guiado por Dados, destinado à análise de produtos jornalísticos já publicados. Por fim, detectando uma lacuna teórico-experimental, produz a proposta de Método para o Jornalismo Guiado por Dados com foco na transparência e na reprodutibilidade para implementação em iniciativas jornalísticas orientadas por dados. A pandemia acelerou o processo de incorporação da transparência como valor fundamental para o JGD, demonstrada anteriormente no discurso de profissionais e agora verificada na esfera do produto. A tendência é de que essas mudanças perdurem e se aprimorem, reafirmando o compromisso do JGD de se aproximar da ciência pela via do método para gerar um tipo de conhecimento específico, mais contextual e duradouro.
Nome
OS ELEMENTOS DE TRANSPARENCIA NO JORNALISMO GUIADO POR DADOS
CodBarra
9788552403128
Segmento
Idiomas e Referência
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
20/12/2022
Páginas
202
Peso
270,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.