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Esta coletânea reúne ensaios de estudiosos da literatura com o propósito de examinar a narrativa romanesca de diferentes países, por muitas perspectivas críticas. Assim, Olhares sobre o romance acolhe um variado repertório de obras literárias e de tendências estéticas, num recorte que vai de fins do século XVIII às portas do século XXI.
São quinze os críticos que respondem pelas leituras: Andrea Lombardi, Berta Waldman, Boris Schnaiderman, Joaquim Alves de Aguiar, Luiz D. A. Roncari, Mamede Mustafa Jarouche, Marcus Mazzari, Salete de Almeida Cara, Sandra G. T. Vasconcelos, Vagner Camilo, Valéria de Marco. Todos eles atuam (ou atuaram) em diferentes áreas do curso de Letras da USP. Esse diálogo se completa com Yara Frateschi Vieira, UNICAMP; Ana Luiza Andrade, UFSC; Raul Antelo UFSC; e Adriana Rodríguez Pérsico, da Universidade de Buenos Aires - UBA.
Nesse quadro figuram estudiosos e especialistas nas seguintes literaturas: bra-sileira, hispano-americana, portuguesa, espanhola, francesa, italiana, inglesa, ale-má, russa, árabe, hebraica. Entre os autores selecionados pelos críticos estão Machado de Assis, Goethe, Flaubert, Dostoiévski, Eça de Queirós; e, deles, as seguintes obras: Dom Casmurro, Werther, Madame Bovary, Niétotchka Niezvânova, Os Maias.
De nossa atualidade, e conhecidos do público local, destacam-se José Lins do Rego (Bangüê), Osman Lins (Avalovara), o italiano Primo Levi (Senão agora, quando?; É este um bomem?); o colombiano García Marquez (O general em seu labirinto). Ainda, nesse rol, encontram-se o argentino Ricardo Piglia (Respiração artificial; Dinheiro queimado), e o paraguaio Roa Bastos (Eu, o supre-mo). Outros nomes de destaque em seus países de origem, como o egípcio Naguib Mahfuz (Noites das mil e uma noites), o israclense Schay Agnon, o português Rui Nunes (Grito; A boca na cinza), o espanhol Miguel Delibes (Cinco horas con Mario), ou o argentino Manuel Gálvez (La maestra norma), e o colombiano Vargas Vila (Flor de fango), são quase desconhecidos do leitor brasileiro; mesmo considerando o prestígio internacional de um Schay Agnon - prêmio Nobel de Literatura em 1966.
O vivo apanhado de ensaios, produzido por várias mãos, agrega experiências estéticas de diversos tempos, afirmando relações entre homens, sociedades e suas tradições culturais. As escolhas nos mostram muitos caminhos e modos de olhar.
Há leituras cerradas de um único romance; estudos de literatura comparada; exame de relações entre literatura e sociedade; estudos de história literária e gênese textual. Há também ensaios voltados para a crítica temática, e outros ainda que centram seu interesse no romance pelo enfoque dos estudos culturais. Por essas (e outras) possibilidades que se abrem para o exame do leitor, espera-se que este livro possa estimular o prazer de novas leituras e fomentar re-lei. turas de romances, E, dado que a própria obra guarda olhares convergentes e divergentes, espera-se que seus ensaios também possam semear dúvidas e provocar questionamentos, para nutrir reflexões. (Maria Augusta Fonseca)
Nome
OLHARES SOBRE O ROMANCE
CodBarra
9788586372827
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
11/09/2005
Páginas
288
Peso
320,00
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