Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
O mito do nascimento do herói pertence às obras de maior sucesso de Otto Rank. Na segunda edição, do ano de 1922, Otto Rank – na época ainda um colaborador muito próximo de Sigmund Freud – ampliou sua ideia de interpretar os mitos como sonhos coletivos, desenvolvida na primeira edição, de 1909. Por meio de um rico material histórico – que vai de Sargon até Jesus –, ele compara os estereótipos de lendas de heróis e seus fundamentos psicológicos.
“Quase todos os povos civilizados importantes, como os babilônios, os egípcios, os israelitas, os hindus, os iranianos, os persas, os gregos, os romanos, os teutônicos, e outros, deixaram-nos tradições nas quais glorificam desde cedo seus heróis, reis e príncipes lendários, fundadores de religiões, dinastias, reinos e cidades, em suma, seus heróis nacionais, por meio de numerosos relatos poéticos e lendas. A história do nascimento e da juventude desses seres superiores surge especialmente investida de traços fantásticos, cuja semelhança assombrosa e mesmo a concordância parcial nos diferentes povos, separados por longas distâncias e inteiramente independentes uns dos outros, são conhecidas há muito tempo, sendo objeto de admiração de diversos pesquisadores.
A questão sobre o fundamento de tais analogias tão amplamente difundidas por meio dos traços essenciais das narrativas míticas, os quais tornam-se ainda mais enigmáticos pela concordância de certos detalhes, e por sua aparição em quase todos os grupos míticos, tornou-se um dos problemas centrais da pesquisa sobre mitos (...) até hoje.”
Nome
O MITO DO NASCIMENTO DO HEROI: UMA INTERPRETAÇAO PSICOLOGICA DOS MITOS
CodBarra
9788568224021
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/02/2015
Páginas
144
Peso
175,00
Aviso de Cookies
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.