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A importância de Alois Riegl para a constituição da história da arte como disciplina autônoma e a revaloração estética de estilos – e épocas – considerados “menores”, como ocorreu ao barroco, é indisputada. Sua perspectiva formalista antecipa em décadas aquela prevalecente hoje nesse campo: a ênfase na análise da obra como representativa do contexto histórico e não de algum cânone ou padrão ideal; o respeito por toda forma de arte, não distinguindo entre “maiores” e “menores”, “primitivas” ou “periféricas”; a atenção dada ao papel da recepção, do observador; seu inovador conceito de Kunstwollen (o ”querer [fazer]” da arte) contraposto ao de Konnen (o “saber fazer”). Este O Culto Moderno dos Monumentos: Sua História e Suas Origens, que a editora Perspectiva publica em sua primeira tradução para o português, é um exemplo sintético da aplicação de seus conceitos e de seu empirismo sensível na abordagem pioneira de como lidar com a conservação dos monumentos ao expor toda a problemática de nossa relação com o que a memória e a história nos legaram.
Nome
O CULTO MODERNO DOS MONUMENTOS: A SUA ESSENCIA E A SUA ORIGEM
CodBarra
9788527310055
Segmento
Artes
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
Páginas
88
Peso
90,00
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