Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
ARTHUR KOESTLER, famoso autor de O zero e o infinito, propõe neste estudo a teoria de que todas as atividades criativas — os processos conscientes e inconscientes por trás da originalidade artística, das descobertas científicas e da inspiração cômica — têm um padrão básico em comum. Para defini-lo, ele fala de um pensamento “bissociativo”, termo cunhado para distinguir nossa capacidade rotineira de pensar em um único plano (o pensamento associativo) do salto criativo, o verdadeiro ato de criação, que conecta planos de referência anteriormente desconectados e nos faz viver a realidade em vários planos ao mesmo tempo — ou, em outras palavras, como funciona a mente do gênio, nas ciências e nas artes.
“O behaviorismo, a escola dominante da psicologia contemporânea, costuma reduzir a condição humana à de um autômato condicionado. Infelizmente, essa visão representa a verdade, mas só até certo ponto. O argumento deste livro começa no ponto em que isso deixa de ser verdadeiro. Existem dois modos de escapar de nossas rotinas automatizadas de pensar e se comportar. O primeiro, claro, é o mergulho em estados de sonho ou devaneio, onde as regras do pensamento racional são suspensas. O outro caminho também é uma fuga (do tédio, da estagnação, de apuros intelectuais e frustrações emocionais), mas uma fuga na direção oposta, sinalizada por um lampejo espontâneo, que mostra uma situação familiar sob uma nova luz”
Nome
O ATO DE CRIAÇAO
CodBarra
9786587404219
Segmento
Artes
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
23/06/2021
Páginas
760
Peso
985,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.