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Nacional por criatividade - aspectos da presença francesa na obra de Castro Alves, de Cleonice Ferreira de Sousa “Poeta dos escravos”, dramaturgo ou abolicionista. Independente da classificação usada para definir o labor criativo e intelectual de Castro Alves, não há como passar indiferente ao seu legado cultural.
Assim, no esforço de compreender aspectos até então pouco explorados de sua obra, Nacional por criatividade: aspectos da presença francesa na obra de Castro Alves, de Cleonice Ferreira, revela-nos, em um texto inédito e de grande profundidade teórica, o caráter criativo e original do labor literário do bardo baiano.
Animada pelo influxo de escritores franceses, a poesia castroalvina promoveu uma renovação estética no panorama poético nacional. Em Castro Alves, o intertexto manifesta-se de modo autêntico: os referenciais estrangeiros funcionam como catalisadores de temas nacionais. Essas e outras ilações são cintiladas pelo exame empreendido por Cleonice, o que faz dessa obra leitura indispensável aos estudos de Literatura Comparada.
Alex Gomes Professor e Historiador
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Cintilações francesas em Castro Alves Ao receber de José de Alencar a incumbência de emitir uma opinião crítica a respeito do então jovem poeta Castro Alves, Machado de Assis, dentre outras considerações, afirmou ser possível observar que a escola do escritor baiano era a de Vítor Hugo, não porque o copiasse servilmente, mas porque uma “índole irmã” fazia com que ele se identificasse com o autor de Chants du Crépuscule.
A partir do comentário machadiano, tornou-se senso comum que Castro Alves era um “discípulo” de Victor Hugo, em cuja obra teria se inspirado para compor seus versos. Inúmeros estudiosos buscaram semelhanças entre os dois poetas, a fim de evidenciar que o vate baiano teria bebido em fontes hugoanas, assim como em outros mananciais franceses.
A pesquisa original e pertinente de Cleonice Ferreira de Sousa, que se debruça de maneira rigorosa e sistemática nos poemas de Castro Alves, demonstra que ele, de fato, estabeleceu um diálogo com autores da pátria de Voltaire, mas se apropriou de seus textos de maneira criativa, inserindo em seus versos temas nacionais, como a denúncia dos horrores da escravidão, por exemplo, na busca de criar uma identidade brasileira.
Castro Alves logo compreendeu que a nossa Literatura se formaria na harmoniosa convivência de elementos locais e estrangeiros, o que não faria dele um plagiador, como acusou Tobias Barreto, mas um dos precursores do Dialogismo que Bakhtin iria elaborar no século XX, como também da Intertextualidade que Kristeva, Genette e Samoyault conceituariam tantos anos mais tarde.
Nacional por criatividade: aspectos da presença francesa na obra de Castro Alves aborda questões profundas e complexas de forma simples e abrangente. Cleonice Ferreira de Sousa demonstra manejar a difícil arte da análise meticulosa e exaustiva com leveza, servindo-se de uma linguagem acessível que revela, no entanto, longos anos de estudo e dedicação ao objeto de sua pesquisa.
O exame do diálogo estabelecido entre Castro Alves e escritores franceses como Musset, Lamartine e o já citado Hugo promoveu bons frutos: uma pesquisa inédita, original e necessária para os estudiosos de Literatura Comparada, que nos convida a percorrer os versos castroalvinos e compreender sua criatividade ao recriar os textos de autores franceses.
Com um estilo elegante e uma apresentação cristalina do problema que analisa, Cleonice Ferreira de Sousa mostra que a leitura de um texto acadêmico pode ser agradável e atraente. Graças à sua pesquisa, descobre-se um Castro Alves consciente dos processos criativos, preocupado com um projeto literário nacional e crítico em relação ao estrangeiro.
Daniela Mantarro Callipo Unesp - campus Assis
Nome
NACIONAL POR CRIATIVIDADE
CodBarra
9786559661060
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
18/01/2023
Páginas
270
Peso
280,00
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