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Este livro aborda o processo de produção dos sentidos socialmente construídos e atribuídos a um personagem relevante em nossa cultura: o malandro. Este nos remete a um contexto histórico e social da cidade do Rio de Janeiro, pois trata-se antes de tudo de um personagem urbano, retratado em verso e prosa nos anos 20 e 30 no samba e no carnaval carioca.
O trabalho é baseado nos depoimentos concedidos, na década de 1960, ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro por alguns sambistas (os “bambas” considerados os “compositores primitivos”– João da Baiana, Donga, Heitor dos Prazeres, Bide, Ismael Silva, Moreira da Silva e Pixinguinha.
Vale lembrar que as práticas que caracterizam o que se define como malandragem já estão presentes muito antes de se personificar a figura do malandro. Por isso, o livro questionar as circunstâncias narrativas e discursivas que contribuíram para a configuração deste personagem em um contexto histórico e social específico, e a transpor os limites geográficos do fenômeno da malandragem para situá-lo em uma discussão mais ampla que nos remete a grandes tendências culturais que estão presentes na modernização do Ocidente.
Nome
NA CORDA DOS BAMBAS: TRADIÇAO E MODERNIDADE NA CONSTRUÇAO SOCIAL DA MALANDRAGEM
CodBarra
9788576174714
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
16/01/2019
Páginas
160
Peso
290,00
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