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O catálogo reúne a obra de quatro grandes fotógrafos brasileiros num período crucial para a formação da fotografia moderna brasileira – e para os destinos do país. Fruto de uma exposição inaugurada no Museum für Fotografie em Berlim, em setembro de 2013, o catálogo já fora lançado em alemão pela editora Kerber e agora ganha versão brasileira pelo IMS. A curadoria da exposição e a organização do catálogo são de Samuel Titan Jr. (IMS) e Ludger Derenthal (Museum für Fotografie).
O catálogo estuda a obra fotográfica de José Medeiros (1921-1990), Thomaz Farkas (1924-2011), Marcel Gautherot (1910-1996) e Hans Gunther Flieg (1923-), todos com acervos pertencentes ao IMS. Nos textos reunidos no catálogo, quatro ensaístas examinam as diferentes noções de modernidade que se manifestam no trabalho dos fotógrafos, do fotojornalismo de Medeiros ao modernismo de Gautherot, da abstração de Farkas à fotografia industrial de Flieg – tudo isso contra o pano de fundo de um país em rápida e contraditória transformação.
FLIEG: INDUSTRIA, ARQUITETURA E ARTE NA OBRA DE HANS GUNTER FLIEG, 1940-1980
Ao longo de quatro décadas, Flieg registrou o desenvolvimento industrial brasileiro, além de ter documentado o design, a arquitetura e a publicidade no país entre os anos de 1940 e 1980. Fotografou instalações industriais, edificações e objetos que registram esse período, como as imagens de empresas como Willys-Overland, Mercedes-Benz e Marcas Famosas S/A, pioneiras da indústria automobilística no Brasil. Registrou também estandes de grandes indústrias em feiras nacionais, como o da fábrica de calçados Clark na exposição comemorativa do IV Centenário de São Paulo, em 1954, e o da Mercedes-Benz na Exposição Internacional de Indústria e Comércio, no Rio de Janeiro, em 1960.
Flieg fotografou para grandes agências de publicidade do período, como Standard e Thompson, participando também do 1º Salão Nacional de Propaganda, realizado no Museu de Arte de São Paulo em 1950. No ano seguinte, atuou como fotógrafo oficial da 1a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, organizada pelo MAM-SP. Essas fotografias compõem um importante registro das artes plásticas em São Paulo, como é o caso da escultura Unidade tripartida, do artista suíço Max Bill (1908-1994), hoje integrante do acervo do MAC USP. Além da primeira edição da Bienal, Flieg documentou o circuito das artes do período, incluindo a construção da sede do Masp na Avenida Paulista na década de 1960.
O livro Flieg. Indústria, arquitetura e arte na obra de Hans Gunter Flieg, 1940-1980 passa por toda essa historio do fotógrafo mostrando também seu trabalho de anos.
Nome
KIT MODERNIDADES FOTOGRAFICAS 1940-1964 + FLIEG: INDUSTRIA, ARQUITETURA E ARTE NA OBRA DE HANS GUNTER FLIEG 1940-1980
CodBarra
1580133564536
Segmento
Artes
Encadernação
Capa dura
Idioma
Português
Data Lançamento
17/08/2023
Páginas
434
Peso
2365,00
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