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A inteligência artificial generativa, que produz texto, imagem, vídeo e áudio, vai tirar os empregos dos jornalistas? E se não, quais serão as alterações provocadas no ensino e na prática do jornalismo? É possível confiar na infalibilidade dos algoritmos a ponto de entregar-lhes decisões éticas e subjetivas que, até recentemente, ninguém questionaria ser um direito privativo de humanos? Perguntas como essas são enfrentadas neste livro com investigação, dados e consistência teórica para a análise daquilo que se oculta atrás de argumentos como “segredos industriais” ou “etapas de desenvolvimento”, e que, de maneira temerária, ultrapassa fronteiras éticas.
Entrelaçando com fluidez Ciências Sociais Aplicadas e Computação, o livro investiga a construção da própria ideia de “inteligência artificial”, associando-a ao diálogo permanente do jornalismo com tecnologias que influenciam na percepção de grupos sobre si e sobre os “outros”. A adoção ética de ferramentas de IA nas redações jornalísticas é defendida, mas não só em caráter instrumental: compensações precisarão ser dadas por empresas que optaram por modelos de IA que estigmatizam, degradam o meio ambiente e ignoram ordenamentos legais.
Nome
JORNALISMO E IA GENERATIVA: ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, MERCADO E ETICA
CodBarra
9786553771642
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
24/10/2024
Páginas
180
Peso
320,00
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