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Todos os textos contidos nesta coletânea nasceram de três edições do Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", realizadas em Campinas-SP em 2002, 2004 e 2006. O objetivo maior desse evento sempre foi aproximar o jornal da educação por meio de exposições, discussões e debates sobre os pontos de intersecção entre esses dois universos. Coroou tal objetivo o desejo de fazer ver que a leitura - de jornais e de outros veículos da cultura impressa - é uma prática vital na formação continuada e na atualização dos professores. No Brasil, já na década de 1930, os pioneiros da Escola Nova alertavam para a necessidade de se utilizar outros textos em sala de aula, que não só os de livros didáticos. Diziam ser necessário dispor e dinamizar as diferentes configurações textuais em circulação na sociedade, de modo que os estudantes pudessem ter acesso a uma multiplicidade de gêneros de escrita e de representações da realidade durante a sua formação escolar.
Entre esses textos, não há dúvida de que os produzidos pela imprensa escrita adquirem uma grande projeção e preponderância em decorrência de sua forte presença na vida do cidadão urbanizado. De fato, não há como negar que o jornal aglutina, no pólo da produção, um conjunto diferenciado de linguagens e de gêneros textuais. Nele estão presentes estruturas narrativas (notícias, reportagens etc.), descritivas (imagens, tabelas etc.) e dissertativo-argumentativas (editoriais, charges, cartas à redação etc.), o que permite, no pólo da recepção, práticas ecléticas de manejo da língua e de entendimento por parte dos leitores.
Mais especificamente, o jornal se apresenta como um poderoso mosaico de informações, serviços e pontos de vista que servem a diversos propósitos e finalidades na sociedade. Esse mosaico não apenas situa o cidadão no universo dos acontecimentos cotidianos (próximos e distantes, em termos espaciais), mas também permite um contato com a fábrica de palavras "sem-parar" que de forma simbólica representa o trabalho da imprensa.
Nome
JORNAL NA VIDA DO PROFESSOR E NO TRABALHO DOCENTE
CodBarra
9788526012547
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/01/2008
Páginas
104
Peso
175,00
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