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Sem perder de vista a história, o objetivo que sustentou a pesquisa de mestrado foi a tentativa de compreender, analiticamente, a construção da filosofia e da pedagogia na obra do autor alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782 – 1852), criador do “Kindergarten” (Jardim de Infância). Sua pedagogia produziu um pensamento que ressaltava o exercício do bom sentimento como educação. Nela, a divindade presente na natureza passou a ser um dos fundamentos teóricos e ordenadores de uma almejada moral formatadora da sociedade, voltada para a troca, e a instituição educativa o lugar eleito para o ensino dessa moral. Ao assumir um traçado idealista presente nas tendências teóricas em que alicerçou seu pensamento, o autor não só defendeu que o homem, ao seguir a lei da natureza e/ou divina, pode elaborar um pensamento que se aproxima da verdade, mas trouxe essa defesa para o terreno da educação: a criança deve viver em contato com a natureza e aprender a lei que dela emana como vontade divina. Enfim, verificamos que a produção teórica do autor foi expressão do desenvolvimento social que objetivava atender as necessidades e os problemas vigentes na prática social.
Nome
HISTORIA, FILOSOFIA E EDUCAÇAO: FRIEDRICH FROEBEL
CodBarra
9788544434611
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
12/12/2019
Páginas
124
Peso
310,00
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