Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
A escrita fragmentária – ou fragmentada – apesar de sua longa tradição, que remonta ao mundo antigo, é uma prática ou uma práxis textual que se consolidou na modernidade. De fato, desde os meados do século 19, e sempre se acentuando desde então, a escrita literária e também a filosófica, com inúmeros autores, foi adotada como práxis do fragmento, quase instituído como gênero autônomo. No Brasil, de longe, o campeão do fragmento é Machado de Assis, nos romances, contos e crônicas que publicou.
Depois dele muitos outros, impossível de enumerar aqui, foram e estão indo na mesma direção, a confirmar que alguma coisa profunda liga o fragmento ao moderno. Quem sabe, a implosão da suposta unidade anterior do sujeito, da subjetividade e da fracassada pretensão intelectual e humana em abarcar a totalidade do mundo e do conhecimento acumulado.
Como o autor destes Fragmentos é um sujeito muito culto e astucioso, que transita por diferentes e variados saberes, portador de sensibilidade especial para a vida em sociedade e sabe escrever, o leitor conta e encontra o prazer do texto, no sentido mais forte da expressão. Nestes tempos de mídia cavalar, esta leitura trava um excelente embate contra a alienação e a desumanização que nos afeta e humilha.
...................
Sobre o autor: Fábio Akcelrud Durão é professor Titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp.
Nome
FRAGMENTO REUNIDOS
CodBarra
9788577510986
Segmento
Literatura e Ficção
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
13/03/2005
Páginas
160
Peso
230,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.