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Esse livro surgiu da necessidade de sistematizar os estudos previstos em disciplinas introdutórias aos estudos de fonética e fonologia em nível de graduação. Para além dos tópicos de fonética e fonologia comumente abordados, a obra estuda a relação oralidade-escrita, tópico nem sempre enfrentado nessas disciplinas, mas útil à formação de professores de língua materna e alfabetização. Essa obra reflete sobre a relação entre oralidade e escrita nos seis capítulos em que está organizada: o capítulo 1 apresenta os conceitos gerais necessários aos estudos fonético-fonológicos. O capítulo 2 traz o quadro de fonemas do português brasileiro, bem como os principais alofones da língua, a partir da classificação do Alfabeto Fonético Internacional. O capítulo 3 explora os constituintes prosódicos, especificamente o estudo da sílaba e do acento no PB. O capítulo 4 é um detalhado exercício de transcrição das variações do português brasileiro. O capítulo 5 estuda os processos fonológicos característicos de nossa língua. Por fim, o capítulo 6 trata das relações entre fonemas e grafemas e explana a organização do sistema alfabético do PB. Aqui se inicia o estudo da relação entre oralidade e escrita a partir do caráter convencional da norma ortográfica.
Nome
FONOLOGIA, FONETICA E ENSINO: GUIA INTRODUTORIO
CodBarra
9788579341243
Segmento
Idiomas e Referência
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/01/2016
Páginas
176
Peso
260,00
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