Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Indo, muitas vezes, na contramão dos discursos pedagógicos que circulam entre nós, Nadja Hermann, destacada especialista em Filosofia da Educação, apresenta-nos um valioso estudo acerca das relações entre ética e educação. Num texto em que estão combinados o rigor e a leitura acessível, bem como os argumentos claros e a inventividade filosófica, a autora parte do entendimento de que só existem processos educativos na medida em que sempre há um outro a educar, numa relação carregada de ambiguidades e atravessada pela ética. E a própria ética, por sua vez, “se constitui nas complexas respostas produzidas pela interação com o outro”.
Importantes questões – tais como alteridade, diferença, igualdade, formação na contemporaneidade e singularidade – perpassam toda a obra e são minuciosamente discutidas em sua complexidade.
Desnaturalizando a presença do outro e o par sujeito-objeto na modernidade, Nadja Hermann recorre às contribuições de, entre outros, Schopenhauer, Nietzsche, Habermas, Freud, Gadamer e Derrida, de modo a traçar uma breve genealogia da alteridade. Como epílogo, a autora coloca a perturbadora pergunta: “pode a educação fazer justiça à singularidade do outro?”. Sem pretender chegar a uma resposta definitiva, ela propõe recorrer ao diálogo e à experiência estética “para o estabelecimento de uma reciprocidade possível entre o eu e o outro”.
Nome
ETICA & EDUCAÇAO: OUTRA SENSIBILIDADE
CodBarra
9788582174333
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/01/2023
Páginas
176
Peso
250,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.