Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
O autor busca refletir sobre a força da lealdade à palavra dada, valor que, para algumas pessoas, determina julgamentos freqüentemente contrários aos deveres e a qualquer outro valor moral necessário à existência de qualquer sociedade.
Para tanto, no primeiro capítulo, ele faz uma série de considerações sobre a moral como objeto de estudo da psicologia. No segundo capítulo, Moral e virtudes, apresenta um conjunto de críticas feitas à concepção de moral defendida, especialmente, por Kohlberg (1992). No terceiro capítulo, analisa fundamentalmente o valor Lealdade. No último capítulo, busca evidenciar e analisar o lugar ocupado pela Lealdade à palavra empenhada como elemento componente da atual crise de valores morais e éticos e, igualmente, como ingrediente de vital importância para vários grupos sociais (presidiários, favelados, estudantes) e para a existência de tipos de relacionamentos, como o de amizade e o conjugal. Ele adverte que, em seu ensaio, não se propõe a defender o valor lealdade à palavra dada, a ponto de atribuir-lhe estatuto de moralidade (no sentido de ser o valor fundamental a permear as relações entre os indivíduos numa dada sociedade), ou a contestar certas filosofias morais, indicadoras do reto agir, mas sim quer propor a reflexão psicológica sobre o estatuto da lealdade na vida humana.
Nome
ENTRE O PUBLICO E O PRIVADO: ENSAIO SOBRE O VALOR DA LEALDADE A PALAVRA EMPENHADA NA CONTEMPORANEIDADE
CodBarra
9788571397118
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
06/06/2007
Páginas
188
Peso
240,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.