Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Como um documentário, munida de provas (índices, gráficos, listas, valores, rankings), apoiada no depoimento de pessoas afetas à área (realizadores - dentre eles o ainda e sempre instigante Eduardo Coutinho - produtores, dirigentes de empresas), lidando com um tema quase universal, estimulante, apaixonante mesmo, de uma originalidade incontestável, Teresa Noll Trindade constrói o seu alentado documentário.
Aliás, o seu Documentário e mercado no Brasil uma obra pujante que põe em relevo o estado de coisas deste gênero (formato? modo de representação?) desde a virada do século até aqui, quando esta forma expressiva audiovisual se emparelha com as obras de ficção em termos de notoriedade e de importância, embora nem tanto no aspecto de resultados comerciais, como um produto incerto para um mercado instável.
O desafio de Teresa é vencido com todo o garbo, fazendo um retrato «documental» bastante realista da cadeia econômica deste conjunto de filmes que se bate para ser reconhecido nas salas convencionais de cinema ou nas telas da televisão, enfrentando a fragilidade de políticas estatais, pressionado entre o volume crescente de produção e a resistência dos distribuidores, das salas e da própria audiência.
O livro mapeia esta situação e dá um quadro completo deste complexo meio ambiente audiovisual, pensado aqui com pertinência e competência, não fosse o resultado de uma aplicada dissertação de mestrado. Com ele ganhamos todos, por ser um documento que pensa o documentário de forma clara e objetiva. Um texto gerado com uma lógica expositiva quase dramática, iluminando com luz forte o enquadramento da atividade, sem o muito frequente recurso às ilusões da ficção.
Tunico Amancio
Departamento de cinema e vídeoUniversidade Federal Fluminense
Sobre a autora: Teresa Noll Trindade graduou-se em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS. É mestre e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Estudou documentário na Escuela Internacional de Cine y TV em Cuba, e fez o curso Formação Executiva em Cinema e TV na FGV-RJ. Pesquisa a área de economia do cinema e trabalha com roteiro e realização de documentários, tendo dirigido trabalhos como o longa-metragem João Sem Terra (2010).
Nome
DOCUMENTARIO E MERCADO NO BRASIL: DA PRODUÇAO A SALA DE CINEMA
CodBarra
9788579393051
Segmento
Artes
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/01/2014
Páginas
264
Peso
310,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.