Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Na contemporaneidade, o ensino de línguas precisa ser (re)pensado a partir de perspectivas que valorizem os múltiplos letramentos, seja no trabalho com leitura e produção de textos em sala de aula, seja nos processos de formação de professores e de construção/análise de material didático-pedagógico. Mas que estratégias metodológicas podem contribuir para a formação de leitores e a promoção do letramento literário na educação básica e superior? Por que é importante desenvolver competências digitais e trabalhar com a Pedagogia dos Multiletramentos na formação inicial de professores de línguas? E mais: Como diferentes gêneros de textos podem suscitar experiências enriquecedoras de letramentos e possibilitar atividades de retextualização e de análise multissemiótica? Por apresentar variadas propostas teórico-metodológicas que respondem a esses e outros questionamentos sobre o assunto, o livro Letramento(s), Texto(s) e Ensino(s) chega para atender a uma necessidade, principalmente de professores da área de Letras, de lidar com a complexidade de reflexões que permeiam o fazer pedagógico, indicando caminhos possíveis para o ensino de línguas, sobretudo a partir dos Estudos da Linguística Aplicada, da Linguística de Texto e dos Letramentos. Eis aqui, portanto, uma obra que se faz necessária e atual, pois – além de unir diferentes artigos que demonstram experiências exitosas na educação básica e superior em diferentes estados e regiões do nosso país – apresenta sugestões para a Educação de Jovens e Adultos, bem como para o letramento de pessoas idosas. Por isso, mais do que uma excelente oportunidade para ampliar olhares acerca do ensino de línguas, a leitura do livro é um importante caminho para intensificar discussões acerca dos letramentos – um campo de estudos em plena evolução!
Fernanda Maria Almeida dos Santos
Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Nome
CONVERGENCIAS: LETRAMENTO(S), TEXTO(S) E ENSINO
CodBarra
9786556373997
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
22/07/2022
Páginas
330
Peso
660,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.