Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Resultado de ampla e cuidadosa pesquisa de Renato Rodrigues da Silva e Bruno Melo Monteiro, iniciada no Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (cpdoc-jb), cujo apoio foi fundamental para a sua realização, esta antologia crítica de mais de uma centena de textos publicados por Ferreira Gullar no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil de 1956 a 1961 representa um amplo e consistente panorama de suas reflexões acerca de um dos períodos mais significativos da arte brasileira do século xx.
O leitor poderá perceber que o conjunto ultrapassa em muito o engajamento do autor nas questões que tanto consolidaram quanto opuseram o concretismo e o neoconcretismo no decorrer dos anos 1950. Encontram-se aqui não apenas diversas resenhas de exposições individuais e coletivas visitadas por ele, entre as quais a Bienal de São Paulo e o Salão Moderno, como também importantes considerações sobre a arte moderna, o meio de arte no Brasil, o tachismo e as relações entre arte, técnica e ciência.
Retoma-se, assim, um fio que se vem tecendo há seis décadas na arte brasileira, pelo qual se mostra que o senso crítico e a construção teórica em estado nascente de Ferreira Gullar são marcos incontornáveis para que se possa entendê-la de modo, a um só tempo, rigoroso e renovado.
Nome
ANTOLOGIA CRITICA: SUPLEMENTO DOMINICAL DO JORNAL DO BRASIL
CodBarra
9788577401949
Segmento
Artes
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
Páginas
480
Peso
775,00
Aviso de Cookies
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.