Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Espinosa tinha razão, eis o título da tradução francesa de uma das últimas obras do célebre neurologista António R. Damásio consagradas à elucidação da natureza dos sentimentos. Igualmente, Jean-Pierre Changeux, professor do Collège de France e autor de O homem neuronal, reivindica também uma filiação a Espinosa no correr de um diálogo com Paul Ricouer: O que nos faz pensar? A natureza e a regra. Por que, da parte desses modernos pesquisadores, neurobiologistas e psicomotricistas, o entusiasmo pela concepção espinosana da união do corpo e da mente? Em que Espinosa tinha razão contra Descartes? Tal atualidade do modelo espinosano convida à reflexão sobre o alcance e o valor dessas referências, sempre sujeitas à precaução aos olhos do historiador da filosofia, já que repousam muito frequentemente sobre conhecimentos de segunda mão e que desnaturam o pensamento de um autor. É por esse motivo que cumpre retomar a questão das relações entre mente e corpo e suas modalidades afetivas em Espinosa em toda sua complexidade. A partir das interrogações atuais da neurobiologia e das ciências sociais, a filósofa Chantal Jaquet analisa os textos de Espinosa para deles extrair um modelo de interpretação das relações entre mente e corpo que pode enriquecer os debates contemporâneos nas mais diversas áreas e práticas.
Nome
A UNIDADE DO CORPO E DA MENTE: AFETOS, AÇOES E PAIXOES EM ESPINOSA
CodBarra
9788575265925
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
03/11/2011
Páginas
208
Peso
260,00
Calcular Porte
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.