Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
A REPRODUÇAO: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA DO...ENSINO
A escola produz ilusões cujos efeitos estão longe de ser ilusórios. Assim, a ilusão da independência e da neutralidade escolares está na base da contribuição mais específica que a escola dá à reprodução da ordem estabelecida. Consequentemente, tentar pôr em prática as leis que reproduzem a estrutura da distribuição do capital cultural é não somente dar-se os meios de compreender completamente as contradições que afetam, hoje, os sistemas de ensino, mas também contribuir para uma teoria da prática que, constituindo os agentes como produtos e reprodutores das estruturas, escapa tanto do subjetivismo da liberdade criadora quanto do objetivismo pan-estruturalista. A reprodução do sistema de ensino como instituição relativamente autônoma permite, por sua vez, a reprodução da cultura dominante, e essa reprodução cultural reforça, como poder simbólico, a reprodução contínua das relações de força no seio da sociedade. Bourdieu e Passeron defendem esta tese com um rigor e um esforço de conceitualização teórica raramente igualados nas pesquisas sociológicas contemporâneas.
Nome
A REPRODUÇAO: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA DO SISTEMA DE ENSINO
CodBarra
9788532665638
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
22/11/2023
Páginas
304
Peso
330,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.