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A música sempre teve papel de destaque nas vidas privada e pública na Grécia antiga, constituindo um valor da maior importância na formação de seus cidadãos. “Sem música, não há vida”, proclamaria Eurípides. Embora fartamente alimentada por influências orientais, a produção musical helênica galgou um patamar em que sua experiência tornou-se a pauta de uma linguagem inteiramente original e própria. A tal ponto que, assim como na literatura, no teatro, na filosofia e nas artes plásticas, a teoria musical da Hélade antiga veio a ser fundamental para a estruturação da arte musical do Ocidente.
Embasada na sua tradição oral, em que a voz – o “como” e o “o quê” no cantar – tem o primado, seu impacto continua a ressoar ao longo da história da música, n&at ilde;o só popular, e se faz ouvir até hoje em composições aparentadas com os entrechos entoados nos hinos e corais, ou nas canções dos aedos, os poetas-músicos-cantores errantes, que levavam o seu repertório até os mais distantes rincões do mundo helênico e, talvez, além de suas fronteiras, numa antecipação modelar do que fazem os pop stars hoje.
O resgate desse rico acervo, do que não permaneceu enterrado sob as ruínas arqueológicas do tempo, é o que propõe A Música Grega, de Théodore Reinach, como destaca Livio Tragtenberg, pondo em evidência a permanência dessa criação histórica na atualidade. [J.G. e S.K.]
Nome
A MUSICA GREGA
CodBarra
9788527309189
Segmento
Artes
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
Páginas
192
Peso
295,00
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