Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
A MISE-EN-FILM DA FOTOGRAFIA NO DOCUMENTARIO...AVULSO
Em uma co-edição da Relicário Edições e Filmes de Quintal Editora, este livro investiga a mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memória das pessoas filmadas a partir de dois temas: “Álbuns de família” e “Retratos da dor”. Tendo em vista esses dois eixos temáticos e a solicitação da fotografia como dispositivo de rememoração, dois ensaios aqui reunidos abordam os seguintes filmes: Acácio(2008), de Marília Rocha, Nos olhos de Mariquinha (2008), de Cláudia Mesquita e Junia Torres, Retratos de identificação(2014), de Anita Leandro, Cabra marcado para morrer (1984) e Moscou (2009), de Eduardo Coutinho. Como um signo especial que guarda, em si, o efeito paradoxal de ser presença da ausência e ausência da presença, noção benjaminiana retomada por vários estudiosos da imagem, ao trazer à luz tais fotografias, os filmes acabam por reinseri-las na linha do tempo. Dessa forma, uma história individual ou coletiva pode ser redescoberta, repensada, submetida ao olhar crítico. Um terceiro ensaio, destaca as relações entre a leitura e a escrita do movimento no cinema de Aloysio Raulino, e, em particular, uma enigmática (e borgeana) passagem de Inventário da rapina (1986) desse importante fotógrafo e realizador brasileiro.
Nome
A MISE-EN-FILM DA FOTOGRAFIA NO DOCUMENTARIO BRASILEIRO E UM ENSAIO AVULSO
CodBarra
9788566786453
Segmento
Artes
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
11/11/2016
Páginas
124
Peso
130,00
Aviso de Cookies
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.