Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
A FORMA E O SENTIMENTO DO MUNDO: JOGO, HUMOR...XVIII
Não são poucos os pensadores que, no limiar da modernidade, se veem confrontados com o problema do tédio e da melancolia. Em A forma e o sentimento do mundo: jogo, humor e arte de viver na filosofia do século XVIII, Márcio Suzuki, professor da Universidade de São Paulo, procura reconstituir a maneira pela qual alguns desses pensadores enfrentaram a questão.
Autores como Francis Hutcheson, David Hume, Adam Smith, Adam Ferguson, Immanuel Kant, Laurence Sterne e outros deram novo valor e sentido a atividades como a conversa, o jogo, a caça, e todas as formas de "distração" em geral, incluindo-as naquilo que a época, retomando a filosofia antiga, chamou de "medicina da alma ou de arte de viver.
Com uma prosa ensaística extremamente fluente, e profundo conhecimento da matéria tratada, Suzuki recorda que, enquanto Hutcheson, Hume e Adam Smith - tidos como os pais da economia política - foram os primeiros a estipular um cálculo para o valor do trabalho, foram também os primeiros a compreender que o mérito não é a única medida e que há muito de "produtivo" no tempo livre e nas horas vagas. Saber calcular o valor deles não é apenas uma questão de razão e raciocínio, mas envolve humor e sentimento, numa aposta que se tornaria decisiva para a filosofia moderna.
Nome
A FORMA E O SENTIMENTO DO MUNDO: JOGO, HUMOR E ARTE DE VIVER NA FILOSOFIA DO SECULO XVIII
CodBarra
9788573265767
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/01/2014
Páginas
560
Peso
602,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.