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Os artigos reunidos nesta obra têm como tema principal uma dupla análise: por um lado, a renovação dos limites e das possibilidades da pesquisa em História Antiga nas universidades, centros de pesquisa e eventos de caráter científico; e, por outro, a análise da “busca do antigo” nos mass media, no cultura de mercado e no consumo de “bens culturais”.
Nas universidades e centros de pesquisa, verifica-se um interesse renovado pelo estudo da Antiguidade. Marginalizada dos currículos universitários até há pouco tempo, a Antiguidade é redescoberta e redefinida, e não é mais imediatamente associada a um conservadorismo político-ideológico ou a uma erudição estéril. Laboratórios, grupos e núcleos de pesquisa em todo o Brasil comprovam que não só é possível fazer História Antiga, mas que se faz pesquisa de qualidade sobre História Antiga no Brasil.
Paralelamente, observamos a crescente veiculação nos meios de comunicação de massa – revistas de divulgação científica, histórias em quadrinhos, filmes com adaptações e ficções históricas, reportagens arqueológicas, séries e outros programas de televisão – de produtos culturais baseados no Império Romano, no Egito faraônico, no mundo bíblico, nos celtas etc.
Esta coletânea de artigos é fruto da produção do VII Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de História Antiga da Associação Nacional dos Professores Universitários de História, realizado na Universidade Federal do Estado Do Rio De Janeiro – UNIRIO, entre agosto e setembro de 2010, o qual reuniu especialistas nacionais e internacionais de reconhecida atuação no campo da antiguidade.
Nome
A BUSCA DO ANTIGO
CodBarra
9788585936921
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
Páginas
Peso
400,00
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